Postagem em destaque

Rory Gilmore, a Fleumática

Gilmore Girls: Ranking Rory's Boyfriends | Time

Na minha live de Gilmore Girls e o Mito do Sucesso acabei mencionando que na minha opinião Rory é uma personagem fleumática. Confira a live abaixo.


Minha linha de raciocínio levou em consideração sua qualidade fria (oposta a Lorelai), com a capacidade de contrair e reunir. O componente úmido por sua vez me leva a considerar a postura de Rory perante seus relacionamentos e como ela consegue aderir a personalidade das pessoas ao seu redor. Quando está com Lorelai se deixa levar pelas invenções da mãe, quando se envolveu com Jess adquiriu um perfil mais contestador e rebelde, quando se relacionou com Logan adquiriu todo o estilo do par, com uma leve arrogância e postura mais mimada, e não teve problemas ao se adaptar ao estilo dos avós no período em que morou com eles.

A qualidade úmida também aparece na interação com o pai. Embora Christopher não tenha sido presente, ela não parece se ressentir muito com isso e sempre está disposta a manter o relacionamento com ele. O fleumático tende a deixar o sentimento fluir como  rio.

Fleumáticos, quando crianças, têm a tendência a serem organizados e calmos. Isso pode ser um problema porque os adultos ao redor tendem a pensar que nada de errado pode lhes acontecer e já pressupõem maturidade, não se ocupando tanto em ajudar o fleumático a ter mais estrutura, que lhe é necessário por conta da característica úmida. Fleumáticos precisam de uma forma para se adequarem. Isso foi o que senti da Rory, principalmente sendo filha de uma possível sanguínea, ela teve dificuldade de encontrar uma estrutura mais rígida para formar sua personalidade e isso trouxe as consequências que observamos ao longo da vida adulta da jovem.

Rory escolheu uma faculdade de jornalismo e sonhava ser a Christiane Amanpour, entretanto ao conseguir um estágio com o pai de Logan, a jovem sente dificuldade em ser ativa e intrépida (característica importante em especial para jornalistas de campo, alguém se lembra que a Glória Maria furou a segurança dos jogos olímpicos para conseguir um furo?). O sr. Huntzberger nota o fato e diz à jovem, nós como telespectadores, que gostamos de Rory e crescemos com a ideia de que todo mundo pode realizar seus sonhos, achamos a fala um absurdo e o cara só sai como malvado. Mas observando agora, ele até que tinha um ponto de razão.

É claro que o temperamento, embora não possa ser mudado, pode ser moldado. Mas isso só ocorre quando há consciência da realidade, e no caso de Rory a torcida para que ela realizasse seus sonhos era muito maior do que o molde que poderia beneficiá-la.

Por fim a jovem decide fazer o que faz de melhor, escrever. Escrever no seu tempo, em silêncio, de forma a receber as informações do mundo filtrá-las e devolver em forma de uma biografia.
.
.
.
.
.
.
.
.
MARSILI, Dr. Ítalo. Os 4 Temperamentos. Kirion.

Comentários