Mônica Geller, Colérica?


Conforme disse anteriormente, a teoria dos 4 Temperamentos é uma das possíveis formas de explicar como o ser humano reage ao mundo.

Estudando o tema decidi brincar um pouco e enriquecer meus estudos com exemplos simples, a fim de conseguir visualizar melhor e apreender tudo que estou lendo. Já que #Friends foi um grande responsável pelo meu aprendizado de inglês, nada mais justo que a série me ajude no aprendizado dos Temperamentos.

A primeira friend a me ajudar será Mônica Geller. Ao observá-la na série, percebemos que tem uma grande necessidade de que as coisas funcionem do seu jeito. Uma pessoa meticulosa, às vezes irritante, que deseja cada coisa em seu lugar e enxerga o mundo de forma fixa e imutável. É justamente essa característica que a torna a "mandona" do grupo.

Sofre muito quando o mundo ao redor está desorganizado ou quando as pessoas não respeitam sua organização. É uma pessoa metódica e tende a guardar rancor (lembra quando ela não foi convidada para o casamento da prima?). 

Por outro lado possui estrutura e é capaz de dar apoio aos demais. No caso Mônica é o porto seguro do grupo, aquela que sempre recebe, apoia e dá segurança. Não é a toa que acolhe Rachel em sua casa, mas ao mesmo tempo sua energia quente e expansiva somada ao desejo de controlar acaba fazendo com que ela acolha as pessoas à seu modo (postura ditatorial), lembram quando o apartamento da Phoebe e da Rachel pegou fogo?



Com personalidade expansiva, Mônica se mostra uma pessoa competitiva e movida a desafios, uma pessoa tensa e agressiva, lembram das massagens que ela dava no coitado do Chandler? Ainda assim, a personagem acaba tomando posições de liderança, ainda que de uma forma mandona, o que faz com que o grupo consiga se movimentar ou solucionar algum problema. Mônica Rules!

Material de base: MARSILI, Ítalo. Os 4 Temperamentos na educação dos filhos. Ed. Kirion.

Comentários