Postagem em destaque

Netflix anuncia série de Residente Evil

Guia de sobrevivência da CCXP


Fiquem ligados, a cobertura completa será feita pelo Instagram: @PipocaPensadora e @danielecsfreitas.

Faltam poucos dias para o maior evento nerd dos últimos tempos, sim, em termos de números a CCXP conseguiu superar as comic cons internacionais.

Não conseguiu ingresso? Bom, eles já constam como esgotados. Há algumas pessoas que vendem os seus pela internet, mas já deixo avisado que há riscos, já vi gente comprar e não receber nada. Seja responsável.

Considerando que muita gente tem dúvida e uma série de receios, seguem algumas dicas para sobreviver os quatro dias de evento.

Ps: essa é apenas a minha experiência, qualquer dúvida deve ser primeiramente esclarecida pelos organizadores. Aqui é somente um guia do que normalmente faço, portanto nunca abra mão de sua segurança.

O que levar?

  • Credencial, documento de identidade, carteira de estudante (meia entrada) e livro (ingresso social). Esses elementos são os primeiros a irem para a bolsa, afinal você só entra na posse deles. Detalhe: não pode plastificar a credencial, então cuide bem dela para não danificar o código de barras.
  • Celular, câmera (se quiser), carregadores e baterias extras. O celular servirá para você tirar as fotos e para acompanhar a programação do evento pelo app. 
  • Garrafa de água de plástico (você pode encher nos bebedouros e de plástico é mais leve).
  • Itens de higiene como lenços umedecidos, escova de dente, pasta e desodorante.
  • Pode levar alimentos com embalagem lacrada (importante para quem quer economizar já que a comida lá é bem cara).
  • Se for passar o dia ou dormir na fila, leve uma troca de roupa (dessas leves, de academia mesmo).
  • Se for caçar artes, pôsteres e brindes, leve aqueles canudos próprios para protegê-los.
  • Se for passar algumas horas, pode ir de bolsa pequena, se for levar esse tanto de equipamento vá de mochila (melhor ainda se ela tiver rodinhas por causa do peso).
  • Agasalho porque o clima de São Paulo te deixa na mão.
  • Opcional para a fila: esteira de ioga (o chão é gelado) e travesseiro de pescoço. Super válido se você for ficar apenas no auditório do Cinemark.
  • Confira a lista completa do que você não poderá levar ao evento no site da CCXP. Por exemplo: potes de plásticos do tipo “tupperware”; latas;  capacetes; armas de fogo ou armas brancas de qualquer tipo (facas, canivetes, etc); cadeiras/banquinhos; objetos perfurantes.  

Que tipo de roupa usar?

Roupa confortável. Eu prefiro roupas mais folgadas e maleáveis, tipo de academia mesmo como camiseta e calça (e pretendo levar uma troca de camiseta e roupa íntima). Até dá pra ir de vestido e outros, mas lembre-se que algumas ativações farão você se movimentar bastante (ano passado teve corrida contra o Flash e dois estandes com game de dança).

Cosplayer, fique atento para as regras de segurança, como réplica de armas e outros. Haverá camarim. Para mais informações acesse o site da CCXP.

Calçados: tênis.

Agasalho: pode ser que esteja muito quente ou um pouco frio, afinal estamos falando de São Paulo, a cidade que tem as quatro estações em um dia. Por isso eu levarei um agasalho daqueles que cabem em uma sacolinha muito pequena (tipo Uniqlo). Para quem vai dormir na fila o agasalho vai impedir que você congele no chão gelado do estacionamento, nesse caso pode até apostar em algo mais grosso.


Como chegar?

As opções são muitas, você pode verificar as linhas de ônibus, pegar táxi, usar motorista de aplicativo, ir de carro (tem estacionamento) ou apostar no metrô. Meu meio preferido é o metrô, não tem erro, é só pegar a linha Azul e ir até a estação Jabaquara. De lá você pode usar o ônibus oficial do evento ou ir andando mesmo, evitando trânsito e chegando mais rápido dependendo do horário. Aliás, na volta ao final do dia o trânsito e a bagunça é certa, é mais rápido andar até o metrô (acompanhando um monte de gente).

Horários: às vezes o Metrô, Linha Amarela ou CPTM operam em horários especiais quando tem evento, por isso fique atento e olhe a operação nos respectivos sites. Normalmente é das 4 am a 00h (em algumas estações). 

Lembrando que CPTM é o trem e Metrô é metrô (rsrs), vai por baixo da terra (assim como Linha Amarela). É importante saber em razão dos bilhetes comprados, já que cada um requer bilhete específico. Em alguns lugares estão implementando bilhetes unitários para os dois, mas é preciso verificar as estações. Alguns lugares também estão testando um bilhete virtual por QR CODE, verifique as estações e qual app você pode usar nos sites das empresas de transporte.

Organize seu transporte para evitar horários de pico, entre as 7am às 10 am e 17h às 19h. Pelo menos na linha Azul, o horário da manhã até é um pouco tranquilo, sem contar que as aulas estão quase no fim, o que irá colaborar com menos fluxo de estudantes.

Fique atento a seus pertences, de resto, como a estação Jabaquara é a última, não precisa ficar desesperado na porta, vá para o corredor, sente-se e não fique dando bobeira com o celular perto da porta.


Preços, estandes e comida

Como todo evento fechado e badalado, haverá foodtrucks e barracas de comidas, tudo com preço de evento. Se estiver querendo economizar pode levar comida, contanto que esteja embalada conforme as instruções no site da CCXP.

Já os colecionáveis, artes e camisetas irão variar de preço, vale conferir pela internet algum preços com antecedência, os preços variam bastante, mas é possível achar coisas boas em torno de R$20 a R$50. Alguns produtos e preços são exclusivos para a CCXP, tem que ficar atento também. E é claro, você irá achar mais produtos no primeiro dia. 

Filas

Uma unanimidade são as filas. Prepare-se, leve uma almofadinha e espere, mas atenção, não fique pelo chão do evento atrapalhando a circulação. Às vezes alguns estandes se organizam para agendar horário, mas isso só saberemos mais para a frente. Ano passado a Warner usou o esquema de agendamento prévio com um cadastro em seu site.

Verifique as filas corretas antes de entrar. Normalmente há uma que vai direto para o Cinemark e outra que vai para evento (acho que tem fila especial para os ingressos chiques, não sei ao certo). A fila do Cinemark normalmente abre antes que a do evento.

Dica: se não conseguir entrar na fila Cinemark antes do evento abrir, você poderá tentar vaga na fila que fica dentro do pavilhão, mas atenção, você só entra se  tiver vaga ou alguém sair. No sábado é uma luta e pode ser que você fique o dia todo na fila e não consiga entrar, pense bem se vale a pena.


Dormir na fila

Quem for dormir na fila deve apostar em um livro ou muita bateria de celular. De sexta para sábado quem for curtir apenas painel pode levar um mini acampamento. Eu levarei a esteira de ioga, travesseiro de pescoço e agasalho. 

Vou sozinho

Muita gente vai sozinha na CCXP, é claro que com amigos a experiência é diferente, mas aproveite a oportunidade para conhecer pessoas, paquerar etc. Com amigos você já tem alguém para conversar na fila, tirar as fotos e participar das ativações, mas sozinho você poderá organizar seus horários e atrações mais a vontade. 

Dica de fila para quem está sozinho: conheça as pessoas a seu redor, pegue o nome delas, especialmente se você precisar ir ao banheiro. Elas irão garantir ao organizador que você já estava lá quando voltar.

Eu normalmente levo uma mochila e uma bolsinha que sempre carrego comigo, dessa forma dinheiro e documentos importantes ficam comigo o tempo todo enquanto a mochila guarda meu lugar. Não deixo alimentos ou garrafas dando sopa também, nunca se sabe.

Falando de organização

Já baixou o app do evento? Nele você vai receber todas as notificações, horários e localizações das atrações. Além disso é possível agendar e programar alertas para painéis. Ele contém o mapa dos estandes e auditórios, o que é muito importante para você se localizar. Baixe o app!



Banheiros

Têm vários na São Paulo Expo e um exclusivo do auditório Cinemark. Vá ao banheiro e encha sua garrafa de água em todas as oportunidades possíveis, aproveite e lave o rosto, use os lenços umedecidos, dê um tapa no visual. Aproveite as trocas de painéis, levante, veja quem está ao seu lado, movimente as pernas.


Painéis

Não subestime painéis. Às vezes um painel técnico de animação é tão interessante quanto um com alguma novidade. Sem falar que eles são uma oportunidade para quem não conseguiu entrar ainda, já que muita gente sai.

Serei bem sincera, já usei o auditório para descansar, mas ano passado, ou anterior, vi um painel sobre como foi feita a animação de Planeta dos Macacos que foi um show dos bastidores do cinema. Lição aprendida com sucesso.

Por falar nisso, sinceramente, no sábado ou domingo se você não conseguiu entrar no Cinemark pela fila própria, pense bem se vale a pena tentar a fila que fica dentro do pavilhão. As chances de passar o dia todo na fila e não entrar são grandes.

Normalmente há três auditórios, o Cinemark, o Ultra e o Prime, fique de olho! 

Tem muito painel bom que acontece fora do auditório Cinemark, verifique a localização e se organize. Aliás, dica de ouro, já vi celebridade andando pelos corredores do mezanino onde há um auditório menor e menos gente circulando.

Melhor dia para visitar

Irá depender de sua intenção quanto ao evento. Já se foram as épocas em que era fácil falar que para visitar a feira o melhor dia é quinta-feira e painel no sábado. Essa CCXP 2019 conseguiu vender todos os ingressos, o que significa que estará cheia todos os dias.

A questão agora é saber o que se quer fazer. Uma coisa é certeza, quem quer explorar o Artist's Alley ou comprar coisas, uma boa ideia é fazê-lo na quinta, pra aproveitar todo o estoque ou ficar de olho e conferir os dias que o artista estará lá.

E justamente por todos os ingressos terem sido vendidos, esse ano será imprescindível a organização do que se quer ver e fazer.

Comidas

Costuma ter praça de alimentação com mesas dentro do pavilhão, já no auditório Cinemark tem uma bomboniere de cinema (e preço de cinema também).

Você pode levar comida, contanto  que se atente para a lista de segurança de objetos não permitidos como pote de plástico por exemplo. O ideal é que esteja na embalagem original ou em um saco fechado.

Brindes

Alguns estandes distribuem brindes bem como você pode receber brinde em algum painel. Existem grupos de Facebook onde a galera aponta quais os melhores e onde conseguir, fique atento.

Grupos de Facebook

Vale a pena conferir os grupos para verificar as filas, os brindes, dicas e fotos do evento. 

Fotos

Peça permissão para tirar foto das pessoas, informe ao cosplayer onde a foto dele sairá e se você pode compartilhar. Lembre-se que essa galera também está lá para aproveitar o evento, portanto não seja inconveniente.

Acessibilidade: Há acesso para pessoas com deficiência como rampas, filas, banheiros e outros. Também costuma ter fraldário.

Para dúvidas mais pontuais eu sugiro que vocês  entrem em contato com a CCXP ou explorem o site do evento.

Por fim, a dica mais importante: relaxe e deixe a vergonha de lado.

Tem mais dúvidas? Siga @pipocapensadora e @danielecsfreitas no Instagram e fique de olho.


Comentários